exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Apple quer iPhones à prova de água?

A marca da “maçã” registou uma patente para um sistema que visa proteger as ligações dos iPhones da entrada de líquidos, abrindo caminho à criação de modelos que podem ser usados debaixo de água.

  • 333

Por agora, não passa de um manifesto de intenções, com o pedido de registo de uma patente, mas pode muito bem ser o primeiro passo para a criação de telemóveis inteligentes e que podem ser usados debaixo de água. A Apple pediu o registo de uma patente para um sistema de borracha que pode ganhar ou perder a sua forma original, de modo a proteger as entradas de um dispositivo. O objetivo destas borrachas é evitar a entrada de líquidos que possam danificar os componentes ou o sistema. A Apple explica, noticia o The Verge, que o sistema pode ser usado para proteger a entrada dos auscultadores ou da aliemntação elétrica. Quando se liga o cabo, a borracha retrai, permitindo a ligação. Quando se retira o cabo, a borracha “insufla”, impermeabilizando o aparelho.

Esta solução pode ser usada para a proteção contra pós, resíduos, água e gás. Recorde-se que o Sony Z5 e o Galaxy S6 Active já têm entradas à prova de água, mas sem este sistema “especial”. Os novos modelos de iPhone já têm tecnologia resistente à água aplicada em alguns dos componentes.