exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Facebook revela o hardware que potencia a sua inteligência artificial

A Microsoft e a Google já tornaram algum poder de computação open source, mas o Facebook avança numa direção distinta. A empresa de Zuckerberg abre os segredos sobre o hardware que potencia a sua inteligência artificial.

  • 333

O design Big Sur consegue duplicar o desempenho e foi agora tornado público. Segundo o Facebook, há oito GPUS e as tradicionais CPUs, placa mãe e disco. As unidades de processamento gráfico permitem duplicar o trabalho e a velocidade de execução.

Esta capacidade permite às máquinas aprenderem de forma mais rápida e mais precisa. Por exemplo, para ensinar o que é um gato, é necessário apresentar milhões de imagens de diferentes gatos e apresentar sons de gatos para que o computador o consiga identificar univocamente. Com a capacidade de processamento a aumentar, a passagem por estas imagens é mais rápida.

A aposta do Facebook na Big Sur é no desempenho das GPUs em detrimento das CPUs. Em alguns testes, uma plataforma dual-10 core Ivy Bridge demorou dois minutos e 17 segundos a processar 256 imagens, enquanto uma GPU K40 da Nvidia conseguiu o mesmo trabalho em 28,5 segundos, noticia a Popular Science.

O objetivo deste sistema passa por replicar o funcionamento do cérebro humano, aplicando memrístores adaptados que simulem a forma como os neurónios transmitem as suas cargas.

  • 333