exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

2018: Metade dos consumidores vão usar smartphones e wearables para pagamentos móveis

O número pode parecer otimista, mas a Gartner acredita que, dentro de três anos, 50% dos consumidores dos mercados maduros irão usar smartphones ou wearables para realizar pagamentos móveis.

  • 333

Paulo Matos

A Gartner prevê que, em 2018, metade dos consumidores de mercados maduros (Europa Ocidental, Japão e Estados Unidos) vão usar smartphones e wearables para fazer pagamentos móveis.

Refira-se que a Gartner considera que atualmente existem três tipos de pagamentos móveis disponíveis: pagamentos baseados em smartphones e wearables; soluções de carteiras móveis de bancos ou fornecedores de cartões de crédito; e soluções de carteiras móveis de retalhistas. A consultora alerta para o facto de que os pagamentos móveis que recorrem a NFC (como o Android Pay, Apple Pay ou Samsung Pay) estão mais limitados a médio prazo, pois estão demasiado dependentes do sucesso do próprio dispositivo e das parcerias com retalhistas e organizações financeiras.

Assim, a Gartner estima que as soluções baseadas na cloud terão maior probabilidade de ter sucesso no futuro, já que podem chegar potencialmente a um maior número de pessoas e são mais versáteis.