exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Alemanha aprova solução para o escândalo das emissões da Volkswagen

A fabricante automóvel apresentou uma atualização de software para os motores de 1,2 e 2 litros e uma nova peça para os motores de 1,6 litros. As autoridades alemãs aprovaram esta proposta.

  • 333

A Volkswagen anunciou que o regulador alemão aprova a solução que a fabricante encontrou para corrigir os carros afetados pelo recente escândalo das emissões de óxido de azoto adulteradas. Para os motores de 1,2 e de 2 litros, a Volkswagen diz que é apenas necessária uma atualização de software que demora meia hora a ser instalada. Para os motores de 1,6 litros, é mesmo necessário um novo estabilizador de fluxo, explica o Ars Technica.

A empresa alemã deve agora propor a solução por carta a todos os utilizadores afetados e o programa de correções deve começar em janeiro de 2016. A solução encontrada aplica-se aos 28 países da União Europeia e, «depois de as medidas serem implementadas, os veículos irão cumprir as normas no que diz respeito aos padrões de emissões, com o objetivo de evitar qualquer efeito no desempenho do motor, consumo de combustível ou performance», explicou o grupo Volkswagen.

Estima-se que mais de 11 milhões de veículos estejam afetados por esta situação, dos quais cerca de 125 mil em Portugal.