exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Microsoft prepara software que prevê crimes antes de acontecerem

  • 333

Lembra-se do Minority Report? Pois, na Microsoft também há quem se lembre e uma equipa está a desenvolver um software capaz de prever os crimes antes de estes acontecerem.

O assistente pessoal Cortana já é capaz de realizar algumas previsões como o resultado de um jogo de futebol, mas a app que a Microsoft está a desenvolver promete ser muito mais avançada: a ideia é que seja capaz de prever crimes como no filme Relatório Minoritário. Este software deve também ser capaz de prever o sucesso ou insucesso de um jogo para a Xbox, de um filme ou realizar outras tarefas preditivas, noticia o Fusion.

Os primeiros testes estão a decorrer num ambiente fechado, analisando os perfis de pessoas que estão presas. Jeff King, responsável por este projeto de Redmond, diz que há um algoritmo que irá analisar antecedentes criminais dos sujeitos, se têm ligações a gangues ou fazem parte de programas de reabilitação, entre outros parâmetros. A ideia depois é tentar perceber se esses sujeitos irão cometer algum crime.

Nesta fase, o projeto não passa de um esboço, embora já existam alguns avanços reais. Do lado dos defensores da privacidade, levantam-se as questões habituais sobre a manutenção dos direitos individuais. Também do lado das autoridades há quem levante dúvidas sobre se este tipo de software consegue realmente ser eficaz.

Há um vídeo no YouTube que passou despercebido (ainda não tem mil visualizações no momento em que esta notícia é publicada), onde a Microsoft detalha algumas das suas ferramentas para policiamento preditivo.