exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Apple aceita pagar por patentes da Ericsson

A Ericsson vai registar um incremento nos valores recebidos pelo licenciamento de patentes. Na origem desse aumento estará o acordo assinado recentemente com a Apple.

  • 333

A Apple e a Ericsson assinaram um acordo extra-judicial para pôr termo à disputa em torno da propriedade intelectual detida pela marca de telecomunicações sueca.

As duas empresas não revelaram os valores do acordo, mas a Reuters apresentou alguns números que ajudam a ilustrar os valores que a Apple terá de desembolsar: a Ericsson prevê fechar o ano fiscal com receitas de 13 a 14 mil milhões de coroas (1,4 e 1,5 mil milhões de euros) que têm origem no licenciamento da respetiva propriedade intelectual. Estes valores já devem integrar a compensação que a Apple aceitou pagar como compensação pelo uso de tecnologias da Ericsson no iPhone.

Em 2014, a Ericsson faturou com a exploração comercial de licenças e patentes 9,9 mil milhões de coroas suecas (cerca de mil milhões de euros). A diferença entre os valores faturados em 2014 e 2015 poderá ser reveladora da compensação que a Apple aceitou pagar.

Os analistas acreditam que a Apple poderia ser obrigada a pagar, anualmente, entre dois mil e seis mil milhões de coroas suecas (de 200 milhões a 640 milhões de euros) pelas licenças de uso das tecnologias desenvolvidas pela Ericsson. Esta estimativa tem por base o número de iPhones vendidos pela Apple.

  • 333