exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Microsoft: 97% dos portugueses enviam mensagens de Natal nas redes sociais

Usar as redes sociais e as selfies para enviar mensagens de Natal é uma prática cada vez mais comum para os portugueses. Um inquérito europeu realizado pela Microsoft mostra que o nosso país é dos que mais utiliza a tecnologia na época festiva, sendo que Áustria e Suíça estão no extremo oposto.

  • 333

A Microsoft realizou um estudo a nível europeu sobre a utilização da tecnologia durante a época natalícia e Portugal destacou-se pela grande adesão às redes sociais para enviar mensagens de Natal, que ultrapassaram o envio dos tradicionais postais de Boas Festas.

Na base da pesquisa estiveram perguntas como «Poderá a tecnologia unir mais as pessoas durante o período de festas?» e «De que forma os meios tecnológicos podem ajudar a contactar a família e amigos?». Assim, 97% dos portugueses admitem recorrer às redes sociais para enviar mensagens festivas à família e amigos, sendo que 85% confessam tirar as famosas selfies para o mesmo efeito. No extremo oposto ficaram a Áustria (30%) e a Suíça (34%).

A nível europeu, 76% da população diz recorrer às selfies com a família à mesa da consoada ou com os presentes que receberam na noite de Natal. Em Portugal, 55% dos inquiridos revela que tira fotografias dos seus presentes de Natal.

Segundo o inquérito da Microsoft, as SMS são outra forma comum de desejar um bom Natal à família e amigos, com mais de 89% dos portugueses a recorrer a esta plataforma de comunicação. Já as chamadas de vídeo, apesar de a maioria considerar que são uma boa solução para pessoas fora do país ou em cidades diferentes, apenas são utilizadas por 23% dos europeus.

  • 333