exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Hackers iranianos conseguiram intrusão numa barragem de Nova Iorque

Um grupo de hackers conseguiu, em 2013, entrar em computadores que controlavam uma barragem em Nova Iorque, embora não tenha conseguido aceder ao sistema que controla o fluxo.

  • 333

É cada vez mais normal saber-se de equipas de hackers, a soldo de governos, a intentarem ataques informáticos contra infraestruturas de outros países. Neste caso, o Wall Street Journal noticia que, em 2013, hackers iranianos conseguiram entrar nos computadores que controlam uma barragem em Nova Iorque. Na última década, alguns hackers já terão entrado 12 vezes em redes elétricas, com elevados acessos de administração.

Sabe-se que os atacantes que visaram a barragem foram também responsáveis pelos ataques a três instituições financeiras nos EUA. A Associated Press lembra que a rede elétrica dos EUA já é regulamente atacada de forma sofisticada por hackers de todo o mundo. Nesta fase, os hackers parecem estar apenas a recolher dados, com plantas, desenhos de engenharia e outro tipo de informação.

Este tipo de conhecimento ainda não terá sido usado em nenhum ataque, mas pode fornecer uma margem de manobra no caso de tensão nas relações internacionais, por exemplo.