exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Toyota quer criar mapas melhores do que os da Google

  • 333

A Google fez um excelente trabalho com os carros que recolhiam dados e imagens para partilha através do Street View. A Toyota tem uma ideia para desafiar o reinado da gigante tecnológica.

Os carros do Street View palmilharam milhares de quilómetros em todo o mundo a reunir imagens e dados sobre as estradas, caminhos e locais. Agora, a Toyota anunciou que quer desenvolver tecnologia que recolhe imagens das câmaras e GPS integrados em todos os veículos em circulação. O objetivo é centralizar essa informação e criar mapas melhores do que os que são oferecidos pela Google.

Há cada vez mais veículos em circulação com câmaras e GPS e a Toyota tem planos para aplicar o princípio de crowdsourcing para criar mapas mais próximos da realidade e constantemente atualizados, recorrendo a esses aparelhos, noticia a Cnet. Com esta ideia, os mapas são atualizados sem que os carros que os criaram numa primeira fase, tenham de percorrer o mesmo caminho novamente.

Esta tecnologia poderá ser ainda implementada nos veículos autónomos e até para detetar buracos na estrada e alertar outros condutores, através de ligações em cloud.

A Toyota prevê apresentar mais pormenores sobre a tecnologia durante a CES de 2016, nas próximas semanas. No fundo, o objetivo é que cada carro em circulação seja também uma ferramenta para a criação de mapas.
Veja um vídeo com uma demonstração da tecnologia.