exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Toshiba precisa de 2,27 mil milhões para reestruturação

A Toshiba quer avançar com um plano de reestruturação que dá prioridade as áreas de desenvolvimento de chips e energia nuclear. Nos tempos mais recentes, foram despedidas 10 mil pessoas.

  • 333

Hugo Séneca

A Toshiba fez saber que pretende solicitar uma linha de crédito de 300 mil milhões de ienes (cerca de 2,27 mil milhões de euros) para poder levar a cabo uma reestruturação do grupo empresarial. O empréstimo deverá ser solicitado até ao final do mês de janeiro.

O pedido de empréstimo deverá ser negociado nos tempos mais próximos com os bancos Mizuho e Sumitomo Mitsui, noticiou o Nikkei. Em setembro, a Toshiba já havia solicitado um empréstimo de 400 mil milhões de ienes (cerca de três mil milhões de euros).

As linhas de crédito pretendem inverter a débil saúde financeira da marca japonesa, que teve início com a descoberta de fraude nos registos de contabilidade em 2009. Nos tempos mais recentes, a companhia procedeu ao despedimento de mais de 10 mil profissionais.

Com a reestruturação a companhia vai dar prioridade às unidades de produção de chips e energia nuclear. A Reuters recorda ainda que a empresa deverá dar a conhecer, em breve, uma das maiores quebras no que toca a resultados financeiros.

  • 333