exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Microsoft avisa utilizadores se o Governo os espiar

A Microsoft anunciou que, tal como a Google ou o Facebook, vai notificar os seus utilizadores se encontrar indícios de que hackers “oficiais” os estiverem a espiar.

  • 333

A empresa de Redmond pretende alertar os utilizadores se existirem tentativas não autorizadas de acesso às suas contas de Outlook ou do OneDrive e se suspeitar que o ataque vem de uma fonte governamental.

«Estas notificações não significam que o sistema da Microsoft tenha sido comprometido», explica Scott Charney, vice-presidente da empresa, citado pelo Engadget. A Microsoft terá obtido evidências de que houve ataques às contas de Hotmail dos líderes das minorias étnicas do país, mas não avisou na altura as vítimas e não tinha conseguido encontrar vestígios dos atacantes.

Com esta nova política de avisos, a Microsoft quer que os utilizadores estejam alerta sobre a possibilidade de estarem na mira das autoridades políticas, que os podem estar a espiar de forma ilegal. Além dos avisos, a empresa de Redmond vai reforçar a divulgação das medidas de proteção das contas, como a verificação de dois passos, a utilização de passwords fortes e manter o sistema operativo e o anti-vírus atualizados.

  • 333