exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Aptoide recebe 3,7 milhões de investimento

A maior concorrente da Google na venda de apps para Android acaba de receber o investimento de um conjunto de entidades de capital de risco. China, Sudeste Asiático e América Latina são os alvos da empresa portuguesa.

  • 333

Hugo Séneca

Nuno Botelho

A Aptoide recebeu um investimento de quatro milhões de dólares (cerca de 3,7 milhões de euros) de um conjunto de investidores internacionais. A empresa portuguesa, que tem vindo a ganhar quota de mercado enquanto loja de apps alternativa para dispositivos Android, prevê aplicar a mais recente ronda de investimento no reforço de relações comerciais com parceiros regionais – com especial destaque para aqueles que se encontram na na América Latina e no Sudeste Asiático.

O estreitamento de relações com fabricantes de telemóveis chineses é outro dos pilares estratégicos: «Ao longo dos últimos anos, a Aptoide conseguiu uma forte retenção de utilizadores. Ao expandir para alguns dos mercados mais importantes do mundo e construir relações estratégicas com os principais parceiros, acreditamos que a Aptoide será capaz de fornecer aplicações de qualidade a cada vez mais utilizadores no mundo ", refere Paulo Trezentos, CEO da Aptoide (na foto), no comunicado da empresa.

No grupo de empresas de capital de risco que investiram na Aptoide encontram-se a E.ventures, a Gobi Partners, a Golden Gate Ventures e a Portugal Ventures. Atualmente, a Aptoide conta com mais de 100 milhões de utilizadores. Distribui mais de 500 mil aplicações, que abriram caminho a mais de dois mil milhões de downloads.

Entre os investidores, a expectativa é grande quanto ao sucesso desta concorrente da Play da Google:«Num mercado emergente como a Ásia, os utilizadores de telemóveis necessitam de uma loja de apps alternativa, que lhes permita descobrir e interagir com produtos criados por programadores locais. Por outro lado, os programadores locais necessitam de um canal direto para chegarem aos utilizadores e monetizarem de forma eficaz. A Aptoide tem vindo, consistentemente a ouvir os seus utilizadores e a trabalhar incansavelmente para lhes dar o que eles querem. Acredito que a equipa vai continuar a batalhar para exceder as expectativas dos utilizadores e chegar mais longe», refere Jeffrey Paine, diretor-geral da Golden Gate Ventures, no mesmo comunicado.

  • 333