exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Nova Deli continua rodeada de smog mesmo depois de ter banido metade dos carros

A capital indiana baniu metade dos automóveis num teste piloto de duas semanas, mas a cidade continua debaixo de uma intensa nuvem de smog.

  • 333
Os fiscais que controlaram as matrículas dos carros que entraram na capital indiana nas últimas duas semanas

Os fiscais que controlaram as matrículas dos carros que entraram na capital indiana nas últimas duas semanas

PRAKASH SINGH/AFP/Getty Images

É esta lista das 20 cidades mais poluídas do mundo, segundo a OMS. 13 ficam na Índia

É esta lista das 20 cidades mais poluídas do mundo, segundo a OMS. 13 ficam na Índia

No dia 1 de janeiro, Nova Deli iniciou um projeto piloto de duas semanas que só permite a circulação de carros privados em dias alternados. O objetivo é reduzir a poluição daquela que é uma das cidades mais poluídas do planeta. Aliás, Nova Deli tem seis vezes mais partículas poluentes no ar do que o mínimo considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde.

Durante duas semanas, centenas de fiscais controlaram as matrículas dos carros que circulavam na capital indiana. Num dia só podiam circular os que tivessem o último número ímpar. No outro, os que tivessem esse número par.

O projeto piloto está agora a ser concluído e os resultados são muito pouco encorajadores. Nova Deli continua embrenhada numa nuvem de smog. O problema, segundo adianta uma colaboradora do Gizmodo, foram as exceções. Mulheres, juízes, políticos, polícias… ou, basicamente, qualquer pessoa que prove que está doente… foi autorizada a circular nestes dias.

Além disso, os motociclos continuaram a circular. E há milhões de veículos destes a circular na cidade indiana. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 13 das 20 cidades mais poluídas no mundo ficam na Índia. Aliás, segundo a OMS, é no sul da Ásia que estão quase todas as cidades que fazem parte deste índice.