exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Sharp começa a vender televisão “8K” na Ásia por €15.000

A LC-80XU930X tem uma resolução nativa 4K, mas incorpora uma tecnologia que permite aumentá-la artificialmente e chegar aos 8K.

  • 333

Paulo Matos

A Sharp começou por apresentar a televisão Aquos LC-80XU930X na CES do ano passado e agora começou a comercializá-la na Ásia. O que tem este televisor de tão especial? Além de uma diagonal de 80 polegadas e uma resolução nativa de 4K, vem equipado com a tecnologia Quattron, que permite dividir os píxeis do ecrã em quatro e, desta forma, mostrar conteúdos em 8K. Ou seja, não é capaz de reproduzir 8K de forma nativa, mas é capaz de aumentar artificialmente a resolução para atingir estes valores.

A LC-80XU930X está a ser vendida em Singapura, Japão e Malásia por um valor que ronda os 15 mil euros e chegará igualmente a outros países da região em breve, adianta a Cnet.

Refira-se que, para se ser capaz de dar pela diferença entre 4K e 8K, é preciso estar a uma distância muito reduzida do ecrã, sendo que a disponibilização de conteúdos em 8K (tal como também acontece atualmente com o 4K) peca pela escassez. Contudo, uma vez que esta televisão traz de raiz a aplicação Netflix, será possível reproduzir os conteúdos 4K deste serviço e fazer o upscale para 8K.

  • 333