exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Wikipédia precisa de 91 milhões para os próximos 10 anos

Em pleno aniversário, a empresa que gere a Wikipédia anunciou uma nova campanha de angariação de fundos.

  • 333

Hugo Séneca

A Wikipédia fez 15 anos, mas não terá muito tempo para festejos. A empresa liderada por Jimmy Wales acaba de lançar uma nova campanha de doações que tem em vista a recolha de 100 milhões de dólares (cerca de 91 milhões de euros) para poder garantir o operar durante os próximos 10 anos. A Campanha Wikimedia Endowment pretende funcionar como um fundo de segurança permanente, que deverá gerido pela Tides Foundation, informa o Guardian.

Num balanço feito aquando do 15º aniversário, a Wikipédia recorda que conta atualmente com 36 milhões artigos publicados e 80 mil produtores de textos voluntários. Por hora, são feitas 15 mil edições e são inseridos mais de sete mil artigos.

Na Internet, ainda é possível descobrir textos, piadas ou posts que dão como certo o fim da Wikipédia, mas a verdade é que hoje, com o crescente número de participantes e contributos, a enciclopédia é uma referência incontornável: «A Wikipédia parecia uma ideia impossível no passado – uma enciclopédia online que que toda a gente podia editar. No entanto, superou as expectativas dos últimos 15 anos», referiu Jimmy Wales, líder da Wikipédia, citado pelo Guardian.

  • 333