exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Apps: Android ganha nos downloads e iOS nas receitas

O ano passado confirmou a tendência que já se verificava anteriormente: o iOS estagnou no número de downloads, mas continua a reter a maioria das receitas provenientes de apps, enquanto o Android cresce nos downloads devido ao sucesso nos mercados emergentes.

  • 333

Paulo Matos

Os números mudaram, mas a tendência manteve-se: no ano passado, a Google Play registou mais 100% de downloads que a App Store, mas a loja da Apple gerou 75% mais receitas. Os dados estão no relatório anual da App Annie e mostram também que o número de downloads na App Store tem vindo a estagnar nos últimos anos, enquanto a loja da Google continua a crescer neste parâmetro a um ritmo considerável – o ano passado já tinha praticamente duplicado o valor registado em 2013.

Uma das principais razões para o sucesso no número de downloads da Google Play é o bom resultado obtido em mercados emergentes como Brasil, Índia, Indonésia, México e Turquia, onde tem havido uma proliferação de dispositivos Android de entrada de gama, salienta o VentureBeat.

Por outro lado, o iOS conseguiu obter 75% mais receitas que o Android, devido aos serviços de subscrição que disponibiliza e às compras integradas que são colocadas nas apps, sendo que os resultados na China foram dos principais impulsionadores destes números.