exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Drone aterra sozinho em cima de carro em movimento

Paulo Matos

  • 333

Durante o teste efetuado por investigadores alemães, os veículos circularam a uma velocidade de 75 km/h. O objetivo é criar uma tecnologia que possa vir a ser usada em cenários de desastres naturais.

Paulo Matos

O centro aeroespacial alemão desenvolveu uma tecnologia que permite a drones aterrar de forma automática em cima de um automóvel em movimento. No voo de teste, cujo vídeo pode ver em baixo, ambos os veículos circulavam a cerca de 75 km/h.

Para conseguir fazer esta aterragem, o drone recorreu a software para identificar os marcadores óticos presentes na plataforma (de quase 4 por 5 metros) que estava presa ao tejadilho do carro. Após esta identificação, o drone sincronizou a sua velocidade com a do carro e avançou para a aterragem, sendo que os responsáveis por este teste salientam que conseguiram fazer com que o sistema não se afastasse mais de 50 centímetros do alvo predefinido.

Como salienta o Engadget, uma vez que este método dispensa que o drone tenha alguma espécie de trem de aterragem, o veículo consegue manter um peso de 20 quilos (relativamente baixo para estas dimensões), o que permitirá, em cenários reais, aumentar a autonomia e permitir que transportem cargas mais pesadas.

  • 333