exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Apple : vendas estagnam, mas resultados financeiros batem recordes

A Apple divulgou os resultados financeiros do primeiro trimestre financeiro de 2016 e registou lucros de 18,4 mil milhões de dólares, embora as vendas de iPhones tenham quase estagnado.

  • 333

Sean Gallup

A Apple informou que registou vendas de 75,9 mil milhões de dólares no trimestre, de onde tirou lucros de 18,4 mil milhões. Apesar destes resultados representarem recordes financeiros, as vendas dos modelos iPhone 6S e 6S Plus aumentaram apenas 0,4%. Também nos iPad houve uma quebra no volume de vendas, para menos 25% do que foi registado em igual período do ano passado. As vendas de computadores Mac diminuíram 4% para as 5,3 milhões de unidades, noticia o Engadget.

O principal motivo para este crescimento prende-se com a categoria de “outros produtos” que inclui a Apple TV, Apple Watch e o iPod, com um crescimento de receitas de 44% face ao trimestre anterior, para os 4,4 mil milhões de dólares. Também nos serviços, a empresa registou um aumento de 20% para os 6,1 mil milhões de dólares.

A Apple diz que cerca de dois terços do seu negócio vem de mercados fora dos EUA e que está a sofrer as consequências das desvalorizações das diferentes moedas. Outro motivo para justificar o abrandamento dos resultados financeiros deve-se a uma abordagem mais suave ao mercado chinês.

A empresa espera receitas entre os 50 os 53 mil milhões de dólares para o segundo trimestre de ano fiscal de 2016.