exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Bosch desenvolve pedal que dá feedback ao utilizador

A Bosch anunciou o desenvolvimento de um pedal que fornece feedback ao utilizador e o ajuda a reduzir os consumos em 7%.

  • 333

A Bosch espera que os condutores não se importem de receber “dicas” do seu próprio carro para diminuir o consumo de combustível. A ideia da empresa é um pedal ativo e conectado aos vários sistemas eletrónicos do carro. Com esta ligação, o pedal consegue saber quando o estilo de condução está a ser demasiado gastador e dar essa indicação ao condutor. A Bosch explica que o pedal pode vibrar, bater e até oferecer diferentes graus de resistência para avisar da necessidade de engatar uma mudança ou, no caso de carros híbridos, quando é que deve mudar de modo elétrico para modo combustível.

Este pedal pode ainda ser ligado aos sistemas de segurança do veículo, de forma a avisar de colisões iminentes ou aos sensores de estacionamento traseiros. Num futuro próximo, com cada vez mais carros conectados e a comunicarem um com o outro, o pedal pode ser usado para avisar buracos na estrada ou de carros parados mais à frente.