exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Mercado europeu de PCs cai 18,2% e HP mantém liderança

Os dados são da IDC e estão em linha com o que já estava previsto. HP e Lenovo são as duas maiores marcas na Europa, sendo que a Asus conseguiu chegar ao top 3.

  • 333

Paulo Matos

As remessas de PCs na EMEA (região que engloba a Europa, Médio Oriente e África) atingiram os 20,8 milhões de unidades no último trimestre do ano passado, o que representa uma queda de 18,2% quando comparado com o mesmo período de 2014. Analisando unicamente os dados referentes à Europa Ocidental, constata-se que a diminuição foi de 13,1%. Os números foram revelados pela IDC e a consultora salienta que estes valores já eram expectáveis.

O mercado continua numa fase de consolidação, com os três principais fabricantes – HP, Lenovo e Dell – a deterem uma quota de mercado de 54%, quando em 2014 se ficavam pelos 50%. Se extrapolarmos os números para o top 5 das marcas que mais vendem, o market share sobe para 72%.

De acordo com a IDC, a HP mantém a primeira posição com 23,7% de quota de mercado na EMEA, com os desktops a constituírem uma nota especialmente positiva para este fabricante. A segunda posição mantém-se entregue à Lenovo (19,3%) e a Asus (10,7%) conseguiu ascender à terceira posição, fruto de resultados particularmente bons na Europa Ocidental. Apesar de ter descido uma posição, a Dell também ganhou share em relação ao ano anterior, ficando com 10,1%. A Acer fecha o top 5 com 8,7%. A Apple está em sexto lugar, seguido da Toshiba, Fujitsu, MSI e Wortmann.