exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Estudo da P3 diz que Vodafone tem a melhor rede

A Vodafone Portugal reivindicou a liderança na qualidade das comunicações de voz e dados com base nos 3000 testes levados a cabo pela consultora P3.

  • 333

Hugo Séneca

A P3 Communications analisou entre novembro e dezembro a qualidade das redes móveis em Portugal e concluiu que a Vodafone tem os melhores índices de desempenho no que toca às redes móveis. De acordo com a consultora P3, a rede móvel da Vodafone Portugal apresenta um índice de 893 pontos (em 1000 possíveis), superando os concorrentes que não foram além dos 809 e 758 pontos (o comunicado da Vodafone não revela os nomes dos outros operadores).

A monitorização levada a cabo pela P3 abrangeu 22 cidades e mais de 3200 quilómetros de estradas. «No total foram realizados mais de 3000 testes, com recurso a equipamentos de última geração, Samsung Galaxy Note 4 (LTE) e Samsung Galaxy S5, que evidenciam o facto de a Vodafone ser o operador que tem a maior cobertura da tecnologia LTE-Advanced (4G+)», explica a Vodafone Portugal.

O comunicado da Vodafone enaltece o desempenho alcançado no download (45Mbps) e upload (21 Mbps) de dados – e garante mesmo que nalguns casos estas velocidades são até quatro vezes mais elevadas que as registadas pelos concorrentes.

A Vodafone Portugal acrescenta ainda mais alguns indicadores que terão ajudado, durante os testes dos peritos da P3, a fazer diferença face à concorrência: em média, o acesso a uma página web demora entre 2,3 segundos e 2,8 segundos (consoante o utilizador se encontre uma grande cidade ou em movimento numa estrada).

Nos operadores concorrentes, o acesso pode demorar, em média, entre 2,4 e 3,9 segundos. A Vodafone Portugal também consegue superiorizar-se na taxa de cobertura do acesso a vídeos de alta definição, e apresenta a mais reduzida taxa de insucesso de chamadas telefónicas do País com uma percentagem de 1,2% de telefonemas falhados – que é duas vezes menor que a do concorrente com melhores resultados. A Vodafone lembra ainda que é o único operador português «a garantir uma cobertura quase total com a tecnologia HD-Voice».