exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Smartphones: Huawei regista maior crescimento e Samsung mantém liderança

A Huawei ganhou terreno no último trimestre do ano passado, mas Samsung e Apple continuam a ser as marcas que dominam o mercado global de smartphones.

  • 333

Paulo Matos

Tim Robberts

De acordo com os mais recentes dados da IDC, as remessas de smartphones atingiram os 399,5 milhões de unidades no último trimestre do ano passado, o que significa que se verificou um crescimento de 5,7% em relação ao mesmo período de 2014. Feito o balanço para o total do ano de 2015, as remessas mundiais de smartphones chegaram às 1432,9 milhões de unidades.

Fazendo a análise dos fabricantes que dominam o mercado, a IDC refere que a Samsung mantém a liderança com uma quota de 21,4%, embora enfrente a concorrência da Apple no segmento premium e da Xiaomi, Huawei e ZTE no segmento médio. A Apple apresentou um share de 18,7%, enquanto a Huawei ocupa a terceira posição e foi a marca que mais se destacou no trimestre, embora a quota de 8,1% ainda a deixe longe dos dois maiores fabricantes.

A Lenovo, que engloba a Motorola, ficou em quarto lugar com 5,1% e está a atravessar uma fase de transição: o nome Motorola será transformado em Moto e destinar-se-á a terminais topo de gama; enquanto a marca Vibe será a aposta da Lenovo para os segmentos de entrada de gama. A fechar o top 5 está a Xiaomi (4,6%), que ainda está muito dependente dos resultados que consegue obter na China e que são responsáveis por 90% do negócio do fabricante.