117 mil wearables vendidos em Portugal no ano passado
As pulseiras de fitness foram os wearables mais vendidos no mercado nacional, mas a IDC prevê que o maior potencial de crescimento esteja nos smartwatches. A consultora até adianta que o Apple Watch deverá vender 11700 unidades em Portugal este ano.

O estudo “IDC European Quarterly Wearables Tracker” da IDC revela que no ano passado foram vendidos 117 mil wearables em Portugal. Isto significa que, em relação a 2014, se verificou um crescimento de 276%.
Os wearables básicos (ou seja, as pulseiras de fitness para monitorizar a atividade física) representaram 70% do total de unidades vendidas, sendo que os inteligentes (onde se incluem, por exemplo, os smartwatches) ficaram com os restantes 30%. Apesar disso, a IDC estima que o grande potencial de crescimento está nos smartwatches, pois estes produtos permitem a instalação de aplicações, o que vai aumentar as funcionalidades disponíveis e estender o acesso aos conteúdos dos smartphones.
Assim, a consultora estima que o número de wearables vendidos em Portugal este ano ultrapasse as 170 mil unidades, o que representará um crescimento de 46% face a 2015. Contudo os smartwatches deverão crescer 68% face ao ano anterior, em muito impulsionados pelas vendas do Apple Watch, que a IDC prevê que venha a vender 11700 unidades no mercado nacional.
«O mercado português de wearables ainda é bastante incipiente. Em 2015 as vendas de wearables representaram apenas 4% das vendas totais de smartphones, ou seja, foram vendidos 321 wearables por dia em 2015, um número significativamente inferior aos cerca de 8 mil smartphones que se venderam em média, por dia, no ano passado», refere Francisco Jerónimo, Diretor Europeu de Research da Área de Terminais Móveis da IDC em comunicado de imprensa. «A limitada oferta de produtos e o quase total desconhecimento por parte dos consumidores das capacidades e valor destes produtos, leva a que o mercado ainda seja reduzido», acrescenta.
Relacionados
-
Starry: Boston à espera da Internet sem fios a 1 Gbps
Uma nova startup norte americana promete afrontar as grandes operadoras de telecomunicações com ligações sem cabos que chegam a 1 Gbps. Será que consegue?
-
Vendas de smartphones em quebra. E não melhoram até 2019
Nos próximos tempos as vendas de smartphones vão oscilar entre o declínio e a estagnação... se não surgir uma inovação revolucionária que desperte os desejos do consumidor.
-
Estudo da P3 diz que Vodafone tem a melhor rede
A Vodafone Portugal reivindicou a liderança na qualidade das comunicações de voz e dados com base nos 3000 testes levados a cabo pela consultora P3.
-
Smartphones: Huawei regista maior crescimento e Samsung mantém liderança
A Huawei ganhou terreno no último trimestre do ano passado, mas Samsung e Apple continuam a ser as marcas que dominam o mercado global de smartphones.
Em destaque na Homepage
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
O projeto ESUS promete fazer o que ninguém fez até agora: desenvolver um dispositivo que caracteriza com precisão a extensão e a tipologia de uma catarata num olho humano. O primeiro produto poderá chegar aos consultórios dentro de três anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Mais de 30 tecnológicas, incluindo Microsoft e Facebook, assinaram um acordo em que se recusam a ajudar qualquer governo que tente encetar ciberataques.
-
-
-
-
-
Anacom anuncia novas regras para a portabilidade dos números de telemóvel
17.04.2018 às 14h13
Comentários