exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Tesla contrata guru dos chips da Apple e da AMD

A Tesla apostou em Jim Keller para liderar a equipa que está a desenvolver sistemas de condução autónomos. Keller é o responsável pelas arquiteturas K7 e Zen da AMD e ajudou a criar os chips A4 e A5 que a Apple usa no iPad original e na Apple TV, entre outros produtos.

  • 333

Jim Keller saiu da AMD depois de ter liderado o desenvolvimento da arquitetura Zen. Esta foi a segunda passagem pela AMD, depois de na década de 1990 ter tido um papel de relevo na criação da arquitetura Athlon K7 e K8. Depois, esteve na Apple onde teve protagonismo na criação dos chips A4 e A5 que equiparam muitos dos produtos da empresa lançados entre 2010 e 2012.

Keller vai assumir o cargo de vice-presidente da equipa de engenharia de hardware do Autopilot da Tesla. Ainda não se sabe concretamente qual será a missão de Jim Keller, mas sabe-se que os sistemas autónomos requerem muito poder de computação em espaços reduzidos para lidar com problemas como, por exemplo, o comportamento humano inesperado. A ideia da Tesla pode passar por ter o hardware a dar uma ajuda nestes cenários, explica o Electrek.

A empresa pode querer que, num futuro a médio prazo, as funcionalidades de piloto automático estejam disponíveis numa maior gama de veículos.