exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Apple regista patente para controlar ecrãs táteis sem ser necessário recorrer ao toque

A tecnologia prevê a utilização de sensores de proximidade para se conseguir controlar dispositivos com ecrãs táteis apenas através de gestos.

  • 333

Paulo Matos

A Apple avançou para o registo de uma patente que prevê que se possam controlar múltiplos dispositivos com ecrãs táteis através de sensores de proximidade que dispensam o recurso ao… toque. Na prática, isto significa que, no futuro, telemóveis, tablets e computadores da Apple podem vir a ser controlados através de gestos.

A tecnologia prevê que os dedos pairem acima da superfície sensível ao toque, o que obriga a que se mantenha a proximidade embora se dispense a necessidade de contacto. Segundo o Apple Insider, será necessário utilizar um ou mais sensores de proximidade compostos por LEDs de infravermelhos e fotodiodos, sendo que esta combinação permitirá detetar a presença das mãos, dedos ou outros objetos e agir de acordo com as indicações do utilizador.

Ou seja, as potenciais utilizações futuras incluem a utilização de gestos para desligar o ecrã, fechar aplicações ou ajustar o brilho, por exemplo. Além disso, manter um dedo na mesma posição poderá servir para destacar um botão no ecrã, bastando ao utilizador depois fazer um gesto para baixo para o acionar.

Como acontece sempre com patentes, há que salientar que este registo não significa necessariamente que a tecnologia venha a chegar ao mercado.

  • 333