exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Prodsmart ganha Caixa Empreender Award

A edição de 2016 do Caixa Empreender Award atribuiu o maior prémio a uma startup portuguesa que desenvolveu uma plataforma que promete reduzir 75% dos desperdícios e 20% das ineficiências de uma fábrica.

  • 333

Hugo Séneca

A Prodsmart, uma startup que tem vindo a desenvolver uma plataforma de recolha de dados de máquinas industriais, ganhou o prémio Caixa Empreender Award. Com a distinção atribuída hoje, a startup vai receber 100 mil euros de investimento.

A plataforma da Prodsmart recolhe dados a partir de sensores instalados na mais variada maquinaria industrial. Com esta informação, a plataforma fica em condições de antecipar eventuais avarias, reposição de consumíveis, calibrações ou defeitos de fabrico que permitem reduzir o desperdício em 75% e 20% das ineficiências dentro de uma unidade fabril.

Em declarações para os jornalistas presentes no evento, Gonçalo Fortes, líder da startup (na foto), informou que o investimento recebido com o maior prémio do Caixa Empreender Award será aplicado no reforço da presença no mercado alemão e na expansão para outros mercados.

Além da Prodsmart, o Caixa Empreender Award contou com mais seis finalistas: a app Attentive; a produtora de soluções de armazenamento de energia Charge2Change; o sistema de monitorização para navios da Fibersail; o dispositivo de análise da permeabilidade intestinal da PermaeAbility; a plataforma de gestão de processos online da Scraim; e ainda a Seatwish, que chegou à final com uma ferramenta para a troca de bilhetes de concertos e outros eventos.

  • 333