exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Marrocos vai ter a maior instalação de paineis solares do Mundo

As autoridades marroquinas querem aproveitar as mais de três mil horas de exposição solar do país para produzir energia elétrica e já inauguraram a primeira parte daquela que será a maior instalação do género.

  • 333

A paisagem em Ourrzazate, ao pé do deserto, vai mudar radicalmente. As autoridades querem reduzir a dependência da importação de energia e conseguir que 42% da energia necessária seja produzida por fontes renováveis. Com esse objetivo em mente, está a ser preparada a maior instalação de paineis solares do Mundo e o primeiro “lote” já começou a funcionar.

A instalação vai estar dividida em três grelhas chamadas Noor I, Noor II e Noor III. A primeira já está a funcionar e é capaz de gerar até 160 megawatts. As expansões vão ser estreadas gradualmente até 2018. Nessa altura, o projeto vai ocupar uma área de 6000 acres, mais do que a capital Rabat. Quando estiver finalizada, a instalação vai gerar 580 megawatts, um valor que se aproxima da capacidade de um pequeno reator nuclear.

A quinta de paineis solares tem neste momento 500 mil espelhos com 12 metros de altura cada um. Estes paineis aquecem um fluido até 392 graus centígrados e esse fluido aquece água, usando o vapor para girar turbinas que geram a energia. A tecnologia permite também continuar a aquecer água mesmo de noite, explica o The Guardian.

Nesta fase, a energia produzida é suficiente para até 650 mil locais desde a madrugada até três horas depois do pôr do Sol. A instalação já é visível desde o espaço, como comprova a imagem neste artigo, proveniente da NASA.