exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Este vídeo tem robôs portugueses e ganhou um prémio internacional

Um vídeo produzido por investigadores portugueses acaba de ganhar um prémio numa das principais conferências sobre inteligência artificial.

  • 333

Hugo Séneca

“Sea of Robots” ganhou prémio de “Melhor Vídeo de Robótica” Conferência Internacional em Inteligência Artificial (AAAI 2016). O vídeo dá a conhecer os trabalhos levados a cabo por investigadores do Instituto de Telecomunicações do Instituto e da Universidade de Lisboa em torno de uma frota de pequenas embarcações robóticas, que aplicam estratégias concertadas para executar determinadas missões.

Além do vídeo, o projeto abriu caminho a uma potencial exploração comercial, com a constituição da marca Ocean Swarm (que também já mereceu uma reportagem na Exame Informática). A Ocean Swarm foi pensada com o objetivo de prestar serviços de monitorização de cardumes e patrulhamento de áreas marítimas.

“Este tipo de abordagem é uma mudança de paradigma: em vez de se utilizar apenas um ou poucos robôs caros e complexos, passamos a utilizar muitos robôs, simples e baratos”, explica o investigador principal Anders Christensen, citado num comunicado enviado na sequência do prémio ganho na AAAI2016).

Estes barcos robóticos da Ocean Swarm estão equipados com redes sem fios, uma placa Raspberry Pi, sensores que ajudam a evitar colisões e permitem obter a localização no momento. Os barcos podem ser equipados com diferentes sensores, consoante as missões.

Os investigadores estimam que estes barcos criados com componentes impressos em 3D tenham um custo de cerca de 300 euros. Atualmente, os investigadores portugueses estão a desenvolver uma segunda versão de embarcações que têm em vista missões de longa duração no mar.

O vídeo inserido nesta página foi produzido pelos investigadores do Instituto das Telecomunicações.

  • 333