exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Vendas de iPhone descem pela primeira vez

No último trimestre do ano passado foram vendidos 403 milhões de smartphones a nível mundial. Samsung e Huawei registaram crescimento, enquanto a Apple desceu em vendas pela primeira vez.

  • 333

Paulo Matos

As vendas mundiais de smartphones totalizaram 403 milhões de unidades no 4º trimestre do ano passado, o que representa um crescimento de 9,7% em relação ao mesmo período de 2014. Os dados são da Gartner e indicam que esta foi a menor taxa de crescimento deste mercado desde 2008. Analisando a totalidade do ano passado, foram vendidos 1,4 mil milhões de smartphones, o que significa uma subida de 14,4% em relação em 2014.

De acordo com Anshul Gupta, diretor de investigação da Gartner, os principais fatores por detrás deste crescimento são a forte procura de smartphones premium e, nos mercados emergentes, de modelos de entrada de gama.

Em relação aos fabricantes, no último trimestre do ano passado, a Samsung e a Huawei foram as duas únicas marcas do top 5 que conseguiram aumentar as vendas para utilizadores finais. A Apple, por sua vez, registou a primeira descida a nível de vendas.

A Samsung continua a dominar o mercado com 20,7% de quota de mercado, seguida pela Apple com 17,7%. A Huawei registou o maior crescimento e ocupa a terceira posição com 8%. A Lenovo (onde se incluem os resultados da Motorola) está no quarto lugar com 5% e a Xiaomi fecha o top 5 com 4,5%.