exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Tecnologia das bitcoins pode ajudar a poupar na eletricidade

No Reino Unido, as famílias com menor poder de compra poderiam poupar 660 milhões de de libras nos custos energéticos, caso tivessem tomadas inteligentes que conseguem escolher o fornecedor de eletricidade.

  • 333

Hugo Séneca

As tomadas não dão Bitcoins, mas podem ser usadas para poupar na conta mensal da eletricidade – pelo menos é essa a promessa dos investigadores da Accenture francesa, que desenvolveram uma tomada que recorre à tecnologia usada pela mais famosa das criptomoedas para criar um sistema que permite poupar nos custos energéticos de uma casa.

Com a tecnologia de bases de dados das bitcoins, a tomada inteligente fica apta a escolher, minuto a minuto e de acordo com a informação recolhida pela rede, qual o fornecedor de eletricidade que tem tarifas mais em conta.

De acordo com os investigadores da Accenture, a tecnologia poderia ser usada para poupar cerca de 660 milhões de libras nos custos energéticos suportados pelos segmentos da população com menor poder de compra.

Especialistas contactados pela BBC, admitem que a tecnologia que tem por bases de dados distribuídas pode revelar-se útil em muitas áreas que podem tirar partido das funcionalidades de negociação automática entre dispositivos usados por clientes e fornecedores.

  • 333