exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Storyo: a app Portuguesa que vai cobrir as eleições irlandesas

Há uma app portuguesa que vai ter honras de horário nobre na irlanda. Chama-se Storyo e, até 26 de fevereiro, vai ser usada na cobertura jornalística das eleições irlandesas.

  • 333

O canal de TV irlandês RTE a usar a app Storyo na produção de resumos diários com imagens da campanha eleitoral que está em curso. A app criada em Portugal vai ser usada para a produção de vídeos a partir de imagens captadas pelos jornalistas que acompanham as diferentes iniciativas de divulgação dos partidos irlandeses. Os vídeos serão de curta duração e deverão ser disseminados pelas redes sociais.

«A utilização de smartphones na cobertura de eventos (o chamado “MoJo” – mobile journalism) ganha cada vez mais espaço ao transmitir olhares “alargados” sobre a situação a ser focada e reportagens mais imediatas. Apesar de não ser uma ferramenta de Mobile Journalism, a escolha do Storyo pela emissora nacional Irlandesa mostra a cada vez maior necessidade de narrar o que nos rodeia com formatos visualmente impactantes potenciando a vasta informação que guardamos nos nossos telemóveis», refere o comunicado da Storyo que enaltece o potencial de popularidade que a app que cria vídeos automaticamente poderá vir a ter depois da cobertura das eleições irlandesas.

A Storyo recorda ainda que a app deverá ser usada até 26 de fevereiro – dia em que os vídeos produzidos pela app deverão incidir sobre as imagens captadas nas imediações das urnas de voto. A softwarehouse portuguesa recorda ainda que é possível acompanhar a cobertura das eleições irlandesa através das contas de Twitter dos jornalistas Samantha Libreri; Pascal Sheehy, Pat Mcgrath, Sean Defoe, e Sharon Tobin.

  • 333