exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Samsung ganha Apple em tribunal numa disputa de patentes

É o mais recente episódio da já longa batalha judicial que opõe a Apple à Samsung e também é a vitória mais importante da marca sul-coreana.

  • 333

O processo legal entre as duas marcas, que se acusam mutuamente de desrespeito de patentes, tem levado a vários processos nos tribunais norte-americanos. Na maioria dos casos, a vitória tem sido para a Apple, que em dezembro passado recebeu mais de 500 milhões de dólares (mais de 450 milhões de euros) da Samsung a título de indemnização por uso não autorizado de tecnologias patenteadas pela marca americana.

Desta vez um tribunal federal dos Estados Unidos decidiu a favor da Samsung, anulando uma decisão de maio de 2014, onde esta empresa tinha sido condenada a pagar 120 milhões de dólares (cerca de 110 milhões de euros). Desta vez, segundo a Reuters, as patentes em causa estão relacionadas com: links rápidos aplicados a determinado texto que surge no ecrã, como a possibilidade de iniciar a chamada pressionando um número de telefone que apareça numa mensagem de texto; funcionalidade de deslizar o dedo para desbloquear; e funcionalidades ligadas à correção automática.

Esta decisão é ainda mais importante para a Samsung porque foi tomada por unanimidade dos três juízes de um tribunal de recursos federal especializado em patentes.

  • 333