exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Piratas “da vida real” atacam sistema de empresas de navios

Um grupo de piratas, dos verdadeiros e não dos informáticos, levou a cabo um ciberataque contra uma empresa de transportes marítimos para perceber quais os navios que valia a pena roubar.

  • 333

É um história com alguns segundos sentidos: piratas “do mar” fizeram um ciberataque contra o sistema de gestão de conteúdos de uma empresa de contentores e transporte marítimo. Os hackers queriam perceber onde estava localizada a carga mais preciosa, que navios valia a pena atacar e quais os contentores com bens mais valiosos, noticia o Business Insider.

Este método de ataque só foi detetado depois de a empresa contactar com um grupo de especialistas da Verizon. A empresa de transportes considerou estranho que os piratas entrassem a bordo dos navios, reunissem a tripulação toda numa zona e passadas poucas horas fossem embora, tendo pilhado apenas os contentores mais valiosos.

Contudo, estes piratas demonstraram não ter o know-how avançado necessário para encriptar os seus comandos ou usar proxies para não serem detetados. Resultado: a empresa encerrou aqueles servidores comprometidos, alterou todas as passwords e bloqueou o endereço IP dos piratas.

No entanto, o alerta fica feito: há a possibilidade de estarem a ser reunidos grupos de piratas bem armados e que integrem hackers nas suas equipas, de forma a identificar os melhores navios para atacarem.

  • 333