exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Robot da IBM usado para esclarecer dúvidas de hóspedes em hotel

Chama-se Connie e é o novo concierge de um hotel Hilton nos Estados Unidos. Além de receber os hóspedes e dar informações sobre as instalações, o robot oferece recomendações sobre restaurantes e atrações turísticas.

  • 333

Paulo Matos

O hotel Hilton McLean, no estado norte-americano da Virginia, está a servir de palco para um teste piloto: tem um robot Nao equipado com inteligência artificial IBM Watson a trabalhar como concierge. Batizado de Connie, como forma de homenagem a Conrad Hilton (o fundador da cadeia hoteleira), este robot saúda os hóspedes à chegada e é capaz de dar informações sobre as instalações, horários e serviços disponíveis. Além disso, também consegue fazer sugestões turísticas – atrações ou restaurantes recomendados, por exemplo –, uma vez que acede à plataforma cognitiva de viagens WayBlazer.

O Connie está concebido de forma a melhorar à medida que vai interagindo com as pessoas, pois guarda todas as perguntas que lhe são colocadas para referência futura, revela o Engadget. Como o robot ainda está em fase de testes, ainda não se sabe se a iniciativa será estendida a outros hotéis Hilton no futuro.

Veja um vídeo do Connie a funcionar em baixo.