exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Amazon quer patente do pagamento-por-selfie

A gigante do comércio eletrónico vai registar a patente do pagamento por selfie. A ideia é que os autorretratos ou vídeos na primeira pessoa possam servir de autenticação na hora de pagar as compras feitas pela Net.

  • 333

Os compradores só precisam de tirar uma selfie ou captar um vídeo deles próprios para efetuar o pagamento de uma compra. Esta patente está relacionada com outra tecnologia da empresa que permite ao utilizador autenticar-se usando uma selfie ou um vídeo também.

Esta solução permite uma maior segurança face aos códigos ou números de cartões de crédito que são necessários atualmente, explica o Re/Code. Sabe-se ainda que virar as costas a um amigo quando se coloca o código do cartão pode causar constrangimentos sociais, o que leva alguns utilizadores a guardar os dados no telemóvel ou no PC, num claro risco no caso de ataques informáticos.

O pagamento por selfie pressupõe que a aplicação “diga” ao utilizador para tirar um retrato a efetuar um determinado gesto, um sorriso, pestanejar ou a inclinar a cabeça para um lado ou outro. De acordo com essas instruções e validando que se trata do rosto do utilizador que está a fazer a compra, o pagamento é autorizado e a compra concluída.

Sabe-se que o Alibaba e a MasterCard estão a trabalhar em tecnologias semelhantes.

  • 333