exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Pombos vão monitorizar poluição em Londres

A Pigeon Air Patrol vai sobrevoar a cidade de Londres até quarta-feira e monitorizar a qualidade do ar na capital inglesa. O projeto é apoiado por várias empresas e os pombos “respondem” no Twitter aos interessados em obter leituras.

  • 333

É um bando de dez pombos equipados com 25 gramas de material, como um sensor que mede a qualidade do ar e um GPS. A Pigeon Patrol está presente no Twitter e reponde aos utilizadores que perguntarem como está o ar em determinadas localizações, através da conta @PigeonAir.

Os pombos são encarados como um potencial risco para a saúde pública e são dos animais urbanos mais odiados, mas o criativo Pierre Duquesnoy quer usá-los para chamar a atenção para o problema da poluição atmosférica. Em Londres, durante alguns momentos de alguns dias, o ar chega a estar mais poluído do que em Pequim, explica o The Verge. A inspiração do criativo veio da utilização que foi dada aos pombos durante as duas guerras mundiais.

Um conjunto de empresas associou-se à ideia e tornou possível o projeto do Pigeon Air Patrol. Estes pombos transportam sensores para medir os níveis de dióxido de nitrogénio e do ozono e as primeiras medições permitem concluir que Londres tem níveis médios e altos de poluição. O valor “alto” é aquele que ultrapassa as recomendações da Organização Mundial de Saúde.

Depois da experiência com os pombos, um grupo de cem pessoas vai ser recrutado para testar sensores de poluição que humanos possam usar.

  • 333