exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Toshiba vende negócio de equipamentos médicos à Canon e investe em chips

A venda da unidade de negócio de equipamentos médicos vai garantir um encaixe financeiro de 5,3 mil milhões de euros à Toshiba. 2,9 mil milhões serão investidos numa nova fábrica de chips no Japão.

  • 333

Paulo Matos

A Toshiba anunciou que vai investir cerca de 2,9 mil milhões de euros na construção de uma nova fábrica de semicondutores no Japão. O investimento vai decorrer ao longo dos próximos três anos e tem como objetivo reforçar o negócio de chips da empresa. Segundo a Reuters, esta fábrica vai trabalhar nas memórias flash desenvolvidas pela Toshiba, que são usadas em impressoras, consolas, televisores e servidores.

Mas este não é o único negócio anunciado pela Toshiba, uma vez que o fabricante vai vender a sua unidade de equipamentos médicos à Canon por uma verba que ronda os 5,3 mil milhões de euros. Este montante permitirá à Toshiba não depender de empréstimos bancários adicionais para avançar para a construção da nova fábrica de chips e para o processo de restruturação que já está em curso.

Recorde-se que recentemente a Toshiba viu-se envolvida num escândalo de contabilidade que a deixou em maus lençóis a nível de finanças, uma vez que adulterou as receitas em quase 2 mil milhões de euros ao longo de sete anos.

Contudo, o negócio com a Canon está envolto em polémica, uma vez que a Fujifilm já veio a público revelar que a aquisição foi feita de uma maneira que viola as leis anti-monopólio. Porém, a Fujifilm ainda não adiantou se vai avançar com uma queixa judicial para tentar evitar que o negócio vá em frente.

  • 333