exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Domino’s está a testar robot que entrega pizzas

Paulo Matos

  • 333

Chama-se DRU, tem autonomia para trajetos de 20 quilómetros e sensores para garantir que não bate em obstáculos. Está a ser testado na Nova Zelândia e é capaz de entregar até 10 pizzas de cada vez.

Paulo Matos

mike curtain photography

A Domino’s está a testar um robot capaz de entregar pizzas de forma autónoma na Nova Zelândia. Batizado de Domino’s Robotic Unit (DRU), o veículo já fez uma entrega com sucesso no passado dia 8.

De acordo com o Ars Technica, o DRU começou a ser desenvolvido pela DLab no ano passado e recorre a software criado pela Marathon, uma empresa que trabalha as forças militares australianas e que já construiu robots autónomos com capacidade para evitar obstáculos.

O DRU tem quatro rodas, cerca de um metro de altura e dois compartimentos diferentes – um para manter as bebidas frescas e outro para manter as pizzas quentes (consegue levar um máximo de 10). Para aceder aos compartimentos, os clientes terão de inserir um código fornecido pela Domino’s.

O veículo é capaz de fazer entregas até 20 quilómetros de distância sem precisar de ser recarregado e está equipado com uma série de sensores que garantem que não bate em obstáculos, tendo capacidade para andar tanto em passeios como em estradas.

A Domino’s refere que está ainda a trabalhar em medidas de segurança e de vigilância para assegurar que o conteúdo dos robots não é roubado durante o trajeto. Contudo, o objetivo é que, a curto prazo, o teste seja estendido à Nova Zelândia inteira.

Pode ver o DRU em ação no vídeo abaixo.

  • 333