exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Estar de pé também pode prejudicar a saúde no trabalho

Investigadores procuram identificar qual será a melhor postura para quem trabalha à secretária o dia todo e concluem que ficar de pé também poderá fazer mal.

  • 333

Secretárias rotativas, dar a possibilidade de pedalar enquanto sentado e trabalhar de pé são algumas das abordagens feitas no mundo dos escritórios. Os investigadores querem identificar qual será o melhor tipo de secretária para se trabalhar e qual a melhor postura, ou seja, a que provoque menos danos na saúde do trabalhador, a longo prazo.

Já se sabe que trabalhar várias horas sentados por dia pode aumentar o risco de falência cardíaca e até encurtar a esperança média de vida. Surgiram várias correntes depois, que defendiam o trabalho em pé ou alternativas como pedalar enquanto se está sentado.

Agora, o Cochrane Database of Systematic Reviews critica a maior parte destes estudos indicando que só incluíram respostas de 2174 participantes, raramente apresentavam grupos de controlo e só seguiam as consequências para a a saúde até seis meses depois do estudo.

«Não há qualquer estudo sólido que prove que há benefícios ao estar de pé durante quatro horas seguidas disse Jos Verbeek, do Finnish Institute of Occupational Health.