exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Uber quer comprar carros autónomos

A plataforma que concorre com os táxis quer reforçar a oferta com carros autónomos e está preparar-se para realizar uma grande encomenda.

  • 333

Os rumores surgem da indústria automóvel: «eles querem carros autónomos. Parece que andam às compras», cita a Reuters. A fonte anónima indica que os carros que se conduzem sozinhos são uma forma de a Uber se livrar da sua maior fonte de custos: os motoristas.

Na semana passada, a Manager Magazin na Alemanha avançou que a Uber realizou uma encomenda de cem mil Mercedes S-Class para melhorar a sua frota. Estes carros, apesar de serem de luxo, ainda não trazem capacidade para andarem sozinhos. Outra fonte próxima desmentiu a ideia, dizendo que não havia qualquer encomenda.

Outra fonte escutada pela Reuters indica que a indústria automóvel está muito atenta às possibilidades de negócios com as tecnológicas, seja para os carros autónomos ou não: «não queremos acabar como a Nokia nos telemóveis, que um dia era bastante lucrativa e no outro desapareceu».

Analistas estimam que o segmento dos carros autónomos possa valer 25 mil milhões de dólares em 2020, embora os veículos só devam começar a chegar às estradas em 2025 ou 2030. Mercedes, Google, BMW e Bosch estão entre as empresas a apostar na investigação neste setor.