exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Microsoft Build: as novidades mais importantes

A Microsoft tem aproveitado as conferências Build dos últimos anos para apresentar várias novidades e quais os planos que têm para os produtos atuais. Este ano não foi exceção, com destaque para os bots.

  • 333

A gigante de Redmond falou muito sobre o futuro do Windows 10, dos assistentes pessoais como o Cortana e também do HoloLens. O grande destaque vai para a ideia de que os bots vão estar em todo o lado no futuro. Estas ferramentas vão ter inteligência artificial e ajudar os humanos em pequenas tarefas. A Cortana é um bom exemplo de um bot inteligente que tem sido desenvolvido pela Microsoft, enquanto Satya Nadella admitiu publicamente que o caso da Tay foi um erro.

A Cortana Intelligence Suite vai servir para facilitar a integração dos bots de terceiros nos seus produtos e ajudar a desenvolver estas ferramentas. Neste momento, já existem 22 APIs disponíveis e que são o resultado de anos de desenvolvimento.

A Cortana vai também estar disponível na Xbox para encontrar novos jogos e dicas e, por ocasião da Anniversary Edition do Windows 10, vai receber uma atualização para começar a perceber a noção de tempo e uma maior integração com apps de terceiros, noticia o The Verge. A Cortana vai ser usado ainda para mediar a conversa no Skype entre o utilizador e um bot de terceiros, por exemplo, de um hotel para se fazer uma reserva.

O Windows 10 também vai receber uma atualização este verão, que adiciona a autenticação biométrica no navegador, entre outras novas funcionalidades.

Em termos de apps, sabe-se que Facebook, Twitter, Instagram já estavam nesta lista, mas outros nomes foram anunciados como Starbucks, Uber, Vine, WWE e vários jogos.

Por fim, a empresa de Redmond anunciou que o Windows vai suportar Linux, mais concretamente o Bash. Esta funcionalidade foi desenhada em parceria com a Canonical e permite correr binários do Ubuntu no Windows.