exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Vodafone e Ericsson lançam 4ª edição do Big Smart Cities

Tem uma ideia de como vai ser a cidade do futuro? Então, talvez tenha chegado a hora de pôr essa ideia à prova: o Big Smart Cities, um concurso que põe as tecnologias ao serviço do espaço urbano, acaba de entrar na quarta edição.

  • 333

A quarta edição da competição Big Smart Cities arrancou hoje pelas mãos da Vodafone e da Ericsson. O tiro de partida do concurso foi dado hoje numa cerimónia realizada no Porto. Todas as ideias de negócio que consigam usar as tecnologias para melhorar o dia-a-dia dos habitantes de uma cidade podem apresentar candidatura até ao dia 4 de maio no site desta iniciativa - ou em alternativa comparecer em quatro competições locais. Os vencedores habilitam-se a um prémio de 10 mil euros, seis meses de incubação no Vodafone Power Lab e uma visita aos laboratórios da Ericsson na Europa.

O concurso é composto por quatro áreas de atuação: Smart Mobility, Smart Living, Smart Tourism e Smart Government. A quarta edição do Big Smart Cities distingue-se ainda das anteriores por ter em vista uma amplitude nacional. «Assim, este ano, a iniciativa acontece no Porto, Coimbra, Évora e Lisboa, com cada uma das cidades a promover eventos locais, intitulados BIG city challenges: quatro competições, a decorrer durante o mês de abril, onde se avaliarão as propostas dos potenciais empreendedores inscritos e se elegerá um finalista por cidade. Além de ganharem acesso direto à final do concurso, os quatro projetos eleitos receberão um prémio de 500 euros».

Os finalistas apurados nos concursos locais, que decorrem em diferentes datas do mês de abril, deverão juntar-se àqueles que foram apurados através da já referida modalidade de candidatura online. O projeto vencedor, e as três menções honrosas, serão conhecidos a 5 de julho.

«É fascinante ver nascer, pelas mãos de jovens como os que temos hoje nesta sala, ideias que se transformam em projetos, que depois se materializam em negócios, que passam fronteiras e abraçam o mundo. E que bom é poder ajudá-los e orientá-los em todo este processo com as condições que a nossa incubadora, o Vodafone Power Lab, promove», comentou Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal, num e-mail enviado para a Exame Informática, em jeito de antevisão ao lançamento do concurso.

  • 333