exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

WhatsApp passa a encriptar todas as mensagens

Os mais de mil milhões de utilizadores do WhatsApp vão passar a enviar mensagens encriptadas uns para os outros. O serviço estende a encriptação end-to-end para todos os que instalem a versão mais recente.

  • 333

Com esta encriptação disponível para todos os utilizadores, nem o WhatsApp, nem quaisquer autoridades governamentais conseguem ver o conteúdo das mensagens enviadas. Esta proteção representa mais um passo na defesa da privacidade dos utilizadores, explica a Popular Science.

Devido à popularidade do WhatsApp, a maior plataforma de troca de mensagens em todo o mundo, uma fatia significativa da população passa a estar protegida, mesmo que não saibam o que significa a encriptação end-to-end.O protocolo usado foi desenvolvido pela Open Whisper System, a mesma empresa que criou a app Signal.

A vulnerabilidade do WhatsApp no iOS está nas cópias de segurança realizadas periodicamente para a iCloud, que contêm todas as mensagens enviadas e recebidas e podem ser cedidas às autoridades, em caso de suspeita. Ainda não se sabe se estes backups também serão encriptados.