exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

França quer que Tesla monte fábrica na região da Alsácia

A ministra francesa para a Energia e o Ambiente Ségolène Royal considera que o melhor uso que podem dar à instalação nuclear de Fessenheim é convencer a Tesla a construir aí a sua fábrica para veículos elétricos.

  • 333

Florival FR

A instalação nuclear de Fessenheim fica na fronteira entre a França e a Alemanha, começou a operar em 1978 e atualmente é gerida pela empresa francesa de eletricidade, EDF. O governo francês, depois do desastre de Fukushima, já decidiu encerrar esta unidade, no máximo, em 2017. Os responsáveis políticos pretendem convencer a Tesla a usar aquele local para começar a produzir veículos elétricos. No entanto, do lado da Tesla, um porta-voz confirmou ao ArsTechnica que não há planos para abrir fábricas na Europa.

Esta instalação assegura dois mil postos de trabalho e França usa tecnologia nuclear para assegurar a produção de 75% da eletricidade usada no país, com planos para reduzir essa dependência para 50% em 2025.

As autoridades políticas precisam de apresentar um plano de contingência para quando anunciarem o encerramento da fábrica, não tenham apenas de dispensar dois mil funcionários, mas já apresentem uma solução alternativa.

Royal confirmou que apresentou o seu plano a Elon Musk, o dono da Tesla, e que ele não disse que não. A ministra terá um novo encontro com Musk e outros líderes empresariais até ao final do mês.