exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Google quer facilitar programação de apps para Android

A Google anunciou o Android Studio 2.0, uma plataforma criada para ajudar os programadores a desenvolver apps para o sistema operativo móvel.

  • 333

TheDroidGuy

O Android Studio original foi lançado em 2013 e é um IDE, de integrated development environment, que ajuda os programadores a criar apps para o Android. Agora, numa fase em que a loja de aplicações da Google tem 1,6 mil milhões de apps, a Google decidiu lançar a versão 2.0 com novas funcionalidades, noticia o Engadget.

Entre as novidades, há o Instant Run que permite conferir rapidamente como é que as alterações ao código fonte vão afetar a app original e o Android Emulator a tirar partido de arquiteturas multi-core. O programador pode validar as alterações, rodar o ecrã, usar operações de drag and drop e testar os controlos multitoque.

No final dos trabalhos, o programador pode usar o Cloud Test Lab para testar como a aplicação se vai comportar nos diferentes aparelhos, que estão guardados nos centros de dados da Google. Por fim, a Google incluiu a App Indexing, uma funcionalidade que permite aos utilizadores encontrar a app no motor de busca e na loja Play.

  • O ataque WannaCry, que sequestrou dados de milhares de computadores em todo o mundo, veio dar razão aos alertas dos especialistas em segurança que têm vindo a alertar constantemente para o crescimento e perigos deste tipo de ataque. Felizmente, como acontece com a esmagadora maioria do malware, há formas de evitar esta e outras "infeções"