exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Como um videojogo originou acidente de comboio que matou 11 pessoas

Autoridades alemãs apuraram que um acidente entre comboios que vitimou 11 pessoas terá tido origem nos erros causados por um controlador de tráfego ferroviário

  • 333

Hugo Séneca

Um controlador de tráfego ferroviário foi detido depois de um relatório que o responsabiliza por uma colisão entre dois comboios que causou 11 mortes no sul da Baviera, Alemanha. O controlador confirmou a acusação que consta no relatório: foi por estar distraído com um jogo de telemóvel que acabou por desencadear os procedimentos errados que levariam à colisão entre os dois comboios, num troço de uma única linha.

O detido arrisca-se a uma pena de prisão de cinco anos por homicídio por negligência.

De acordo com a BBC, o controlador de tráfego começou cometer um erro no que toca à sinalização usadas na ferrovia e, em seguida, usou o número de emergência errado. Os dois erros já não foram emendados a tempo – e os dois comboios acabaram por colidir a uma velocidade de cerca de 100 quilómetros hora, nos arredores de uma localidade conhecida por Bad Aibling. Além das 11 mortes, a colisão provocou ferimentos em 85 pessoas.

Apesar da confissão do controlador de tráfego, os relatórios dos peritos revelam ainda falhas técnicas na gestão daquele troço da ferrovia que fica a cerca de 60 quilómetros de Munique.

  • 333