exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

E vão 59: Portugal Ventures investe na Stemmatters

Desde que iniciou atividade, a Portugal Ventures já investiu em 59 startups. O mais recente investimento destina-se a uma empresa minhota que desenvolveu uma nova terapia de lesões de cartilagem.

  • 333

Hugo Séneca

Está sedeada em Guimarães e tem como objetivo o desenvolvimento de dispositivos médicos e terapias que recorrem a biomaterias e técnicas de engenharia de tecidos. Chama-se Stemmatters – e é a mais recente startup a receber investimento de capital de risco da Portugal Ventures.

«Este financiamento da Portugal Ventures será utilizado no desenvolvimento pré-clínico do seu produto para reparação de cartilagem, depois de estudos in vivo e in vitro terem demonstrado resultados promissores. As lesões de cartilagem e a falta de tratamento adequado, numa fase inicial, são fatores que contribuem para o desenvolvimento de uma situação degenerativa crónica, que se estima que afete cerca de 122 milhões de pessoas em todo mundo», refere um comunicado da Portugal Ventures.

A Portugal Ventures refere ainda que na origem do investimento terá estado o facto de a startup minhota prometer «tratamento mais expedito, económico e eficaz de lesões da cartilagem articular». Não foram fornecidos valores quanto ao investimento realizado na Stemmatters.

Em paralelo com o mais recente investimento, a entidade de capital de risco liderada pelo setor estatal, lançou a 15ª fase de candidaturas para startups que pretendam angariar capital de risco. Desde o início de atividade, a Portugal Ventures selecionou 59 startups para investir.

Nas primeiras 14 edições de captação de projetos para investimento, a Portugal Ventures recebeu 964 candidaturas de projetos que foram promovidos por 2960 empreendedores. A Portugal Ventures está habilitada a investir um máximo 750 mil euros, num limite máximo de 85% do valor exigido pelo projeto. A entidade conta investir, anualmente, um máximo de 20 milhões de euros por ano.

  • 333