exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

PCs caem 10% na Europa e HP reforça liderança

Os números globais caíram, mas os segmentos de portáteis para jogos e híbridos conseguiram crescer. E há um novo terceiro classificado no ranking dos maiores fabricantes de computadores na região da EMEA.

  • 333

Paulo Matos

As remessas de PCs na região da Europa, Médio Oriente e África (EMEA) totalizaram 19,5 milhões de unidades do primeiro trimestre deste ano, o que representa uma queda de 10% quando comparado com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Gartner e mostram que esta zona geográfica está em linha com os números do resto do mundo, onde o decréscimo global foi de 9,6%.

Apesar destes números, importa salientar que os segmentos de portáteis de jogos e de híbridos (portáteis finos com um teclado removível e que, assim, também podem funcionar como tablet) registaram crescimento nos mercados europeus desenvolvidos.

A HP acabou por ter na EMEA um resultado melhor do que no resto do globo e conseguiu reforçar a sua liderança na região, passando a ter uma quota de mercado de 22,4%. A Lenovo mantém a segunda posição, mas baixa para 18,8%. A Asus, com 10,9%, conseguiu ultrapassar a Dell – que até subiu para os 9,9% – e a Acer (que baixou para os 7,8%) para conquistar a última posição do pódio.

  • 333