exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

EUA: vem aí lei que dá à polícia o poder de abater drones

Senadores aprovaram proposta de lei que atribui às autoridades dos EUA a possibilidade de mandarem abaixo veículos aéreos não tripulados que não respeitem a legislação

  • 333

Hugo Séneca

O Senado dos EUA acaba de aprovar legislação que dá às autoridades a possibilidade de imobilizar ou abater drones que, aparentemente, não respeitam a legislação em vigor.

A proposta, que faz parte de um pacote legislativo para a aviação civil, ainda terá de ser adotada e votada favoravelmente pela Câmara dos Representantes antes de se tornar lei nos EUA.

Aparentemente, a legislação não detalha os métodos ou mecanismos que poderão ser usados pelas autoridades para neutralizar um drone em pleno voo. A iniciativa, que foi proposta por um senador da bancada democrata, refere a necessidade de tomar medidas que evitem colisões com a aviação civil.

Nos tempos mais recentes, têm proliferado propostas tecnológicas de startups que desenvolvem sistemas que degradam o sinal rádio, ou que permitem assumir o controlo de um veículo aéreo não tripulado. Também há conhecimento de soluções que usam redes e outras menos tecnológicas que preveem o uso de águias.

Segundo a BBC, o pacote legislativo aprovado na passada terça-feira pelos senadores dos EUA também contempla a obrigatoriedade de criar separações entre os sistemas de entretenimento e de controlo de voo de um avião. Esta medida terá como objetivo inviabilizar os ataques de hackers.

  • 333