exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Cidade alemã estreia sinais de trânsito para quem usa telemóvel

  • 333

Os peões andam cada vez mais de telemóvel na mão enquanto passeiam – e por isso estão mais desatentos no que toca às mudanças dos sinais de trânsito tradicionais.

Em Augsburgo, acaba de estrear uma nova geração de sinais de trânsito para peões que costumam andar de olhos pregados no smartphone. Em vez de estarem suspensos no ar, os novos sinais luminosos estão inseridos no chão, a fim de figurarem no campo de visão dos peões que, desta forma, não terão de levantar a cabeça para saber qual a cor do semáforo.

De acordo com o Washington Post, as autoridades da cidade alemã decidiram avançar com estes “semáforos de chão” deveu-se essencialmente a questões culturais: a análise ao comportamento dos peões revela que há uma tendência crescente para ignorar os semáforos tradicionais.

A Popular Science recorda que já outras cidades colocaram sinais de trânsito no chão, a fim de facilitar a comunicação com peões – mas Augsburgo deverá ser a primeira cidade que o faz com sinais luminosos.

No vídeo inserido nesta página, pode ver uma reportagem em alemão, que permite ver como funcionam estes “semáforos de chão”.

  • 333